Scroll Top

Dois filmes produzidos pela Animais selecionados para Clermont-Ferrand 2026

Os filmes Porque Hoje é Sábado, de Alice Guimarães, e As Filhas da Água, realizado por Sandra Desmazières, ambos com produção portuguesa da Animais AVPL, foram selecionados para o Festival de Clermont-Ferrand 2026, um dos mais importantes eventos internacionais dedicados à curta-metragem.

Porque Hoje é Sábado integra a Competição Internacional, reforçando a presença da animação portuguesa na principal secção do festival. Coproduzido com La Clairière Ouest (França), Studio Kimchi (Espanha), Pinguim Atrevido e Filmaporto – Porto Film Commission (Portugal), o filme mantém um percurso consistente no circuito internacional, depois de ter sido distinguido no PÖFF Shorts – Tallinn Black Nights Film Festival.

As Filhas da Água, coproduzido com a Caimans Productions (França) e a Valk Productions (Países Baixos), foi selecionado para a Competição Nacional, secção dedicada a obras produzidas ou coproduzidas por entidades francesas. A seleção sublinha a relevância artística do filme e o reconhecimento internacional do trabalho da realizadora.

A 48.ª edição do festival decorre entre 31 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026, em Clermont-Ferrand, França.