Scroll Top

Filha da Água nomeada para os César

A co-produção portuguesa Filha da Água, de Sandra Desmazières, foi nomeada para o César de Melhor Curta-Metragem de Animação, os principais prémios do cinema francês, confirmando um percurso internacional de grande destaque.

O filme, que teve estreia no Festival de Cannes 2025, acompanha Mia, uma mulher que continua a mergulhar diariamente para recolher ostras e ouriços-do-mar. Sem diálogo, Filha da Água propõe uma experiência profundamente sensorial, onde o tempo, a água e a memória se entrelaçam num universo visual de grande delicadeza. A animação, inteiramente desenhada em papel e colorida à mão,
constrói um mundo aquático marcado por cores, movimentos e sequências oníricas que fundem corpo, paisagem e emoção.

Produzido pela Caimans Productions (França), em coprodução com a Animais AVPL (Portugal) e coprodução da Valk Productions (Países Baixos), Filha da Água contou com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, através do programa de coprodução minoritária.

Após Cannes, o filme integrou uma extensa lista de seleções e competições em festivais internacionais de referência, incluindo Toronto, Melbourne, Bucheon, Zinebi, PÖFF, Cinanima, Thessaloniki, entre muitos outros, tendo sido já distinguido com vários prémios, como o Prix Émile Reynaud (2025).

O resultado desta nomeação será conhecido a 26 de fevereiro de 2026, na cerimónia dos Prémios César, em Paris.